O perfume




Muita gente literalmente torceu o nariz para O Perfume, filme de produção europeia, tendo como base o best seller de suspense O perfume, de Patrick Süskind. Livro considerado infilmável, que teve nas mãos do diretor alemão Tom Tykwer, famoso por Corra, Lola Corra, seu grande realizador. Grande mesmo, pois o filme dura longas 2 horas e 30 minutos. Nem precisava tanto. Mas... mesmo assim consegue realizar o "irrealizável" de compôr imagens, e com elas despertar o menos artístico dos sentidos, o olfato. No filme, Ben Whishaw, vive o aberrante Jean-Baptiste Grenouille, na França do século 18, quando o jovem nasce com uma anormalidade: Não tem odor algum, o que faz com que seu olfato seja extremamente apurado. Ciente de suas habilidades, conforme cresce Jean decide empregá-las como perfumista, passando a buscar a essência perfeita. Acontece que ele descobre que a base de seu perfume só pode ser extraída de uma fonte bastante incomum: Corpos femininos. Apesar de longo, o filme consegue "exalar" todos os perfumes apresentados na tela, enquanto mostra a história terrível de um ser humano tão genial quanto desprovido de qualquer moral. Algo familar? Infelizmente, sim. E há o clímax, o sensacional desfecho, e talvez culpado por tantos narizes torcidos. Mas não para quem embarca na grande viagem de Patrick Süskind e Tom Tykwer. Finalmente eu comprei o livro e comecei a ler, boquiaberto, a trama tão incrível e tão bem contada de Patrick Süskind. É cruel e genial, coisas que admiro pouco (rs). Segue um trecho, só pra vocês sentirem um pouquinho do perfume:
"... as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapalhar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas"

– Numa quebra de protocolo da série Atores... humpf!, revelo no post abaixo a identidade de Ben Whishaw, excelente ator inglês, que faz o protagonista Grenouille.

0 Response to "O perfume"