Pode ser

até mesmo quando a noite é quente e a rinite alérgica não te deixa em paz, depois de uma semana morna de trabalho e você toma vinho quando chega em casa. Não que o vinho vá combater o calor ou a rinite, mas ele vai te facilitar pensar com mais clareza. Fato. Por mais incoerente que isso possa parecer. E você pensa no que tem feito para mudar as coisas que você quer mudar. Mas mudamos mesmo tudo aquilo que queremos? Sim e não. Você não acha que as mudanças acontecem também à nossa revelia? Pode observar. Cada vez acredito mais nisso. E foi interessante a primeira semana no novo ano. A coisa teve tão cara de nova que nem cogitei fazer o que de costume faria. Acho que é um bom começo. Claro que as dúvidas crescem tanto quanto as mais férteis intenções ou projeções, mas devo estar no caminho certo. A primeira semana interessante, onde recebi por aqui, pela primeira vez, opiniões de gente tão distante quanto estranhas para mim. E suas opiniões eram bem positivas. Se faz bem ao ego? Francamente, acho que não tenho isso. Não neste significado que os tais profissionais bem sucedidos ou não, têm. Sei que tenho o projeto do livro de contos. Mais dois contos que se recusam a me deixar terminá-los. O roteiro do curta, que não consigo desencantar e um monte de coisas que pulam mais que milho de pipoca, estourando na minha cabeça quente. E um moleque que admiro por sua competência com as palavras, veio ralhar com o tio: Você não deve ser tão crítico assim com você mesmo. Não? Desculpa cara, sei que a admiração é recíproca, mas acho que funciono assim. Isso me atrapalha mais que ajuda? Pode ser, mas é assim que toco a banda. Marcial, não fanfarra. Cada vez mais escrever fica importante e enlouquecedor na minha vida. Tanto que estou falando isso aqui agora, pra você que me visita. Seja você um leitor antigo ou não. Caramba, tem gente do outro lado do mundo gostando do que eu faço e isso é assustador pra caralho. É assustador, mas é bom demais ao mesmo tempo. E me dá confiança, me dá um tesão de Hércules pronto pra executar os trabalhos que forem. E a coragem também assusta. Porque a coragem pode mudar tudo. A coragem pode fazer de você outra coisa completamente diferente do que você já foi até agora. E isso não é pouco, não. E o gondoleiro segue no seu ofício de levar a sonhar quem o paga. Pagamento? Estamos falando de valores? Piorou. Agora sim engrossa o angú. Se ainda estou no parâmetro do onírico, do talvez, do sonho, imagina se for pensar em dinheiro no meio de toda esta celeuma? Aí enlouqueço de vez. Aí a dúvida que ainda resta sobre o que eu tenho paixão de fazer, mistura-se ao dilema de quem já está a anos luz de distância de mim, como por exemplo, esta moça, que admiro e me lança isso pela cara "essa auto-marginalização da atividade do escritor esconde menos um purismo do que uma arrogância inconsciente, como se escrever não pudesse ser posto na mesma prateleira das outras profissões". Aí eu pego meu banquinho e sento de mansinho e escrevo com mais paixão e seriedade ainda. Aonde isso vai me levar? Sei não, senhor. Mas eu tô pagando pra ver.

3 Response to "Pode ser"

  1. Otavio Martins Says:

    Escrever é um troço difícil pacas, Heitor. Acredito muito na famosa entrevista da Clarice Lispector, qyando ela afirmava que não era uma escritora, porque não tinha a capacidade de se debruçar todos os dias em cima de uma obra, como fazia o Drummond. Agira, eu te pergunto: se a Clarice Lispector não se considerava escritora, como a gente pode almejar? Escrita, para mim, é um parto. Vem aos poucos. Dói e encanta. Escrita é um ato de prazer. E nós não devemos nada a ni guém. Nem a nós mesmos. Por mais geniais que queiramos ser, a escrita do Mundo seguirá com ou sem os nossos rabiscos. Não é a escrita que precisa da gente, nós é que precisamos dela. Portanto, que seja com prazer, e no Tempo que as coisas merecem. LEmbra da Hilda Hilst: "tu não te foges de ti."

  2. Heitor Nunes Says:

    Não tenho palavras pra vc, mestre... Gracias!!

  3. Nathan Says:

    o louco é que estás cada vez melhor!! afastei-me para me dedicar plenamente a um projeto pessoal e voltar, agora, é nada menos que reencontrar excelência. Como, ao contrário de mim, você não tem dificuldade pra postar ficção, pegue tua cruz e siga, como dizem rsrs
    abração